A Escola


A Escola Municipal Reis Júnior, recebeu este nome em homenagem ao pintor, José Maria dos Reis Júnior, nascido em Uberaba, além de pintor, foi escritor, tendo publicado livros importantes para a História da Arte no Brasil. Recentemente sua residência em Uberaba foi transformada em espaço cultural, Museu de Arte Decorativa de Uberaba (MADA).
No dia, 05/04/1994 foi inaugurada e regulamentada pela Portaria da SEE nº. 472/95 de 13/04/1995, e está localizada na Praça Vitória nº. 401, no Jardim Espírito Santo. Atualmente, nossa expectativa em relação ao aumento da demanda no atendimento escolar deve-se ao Jardim Nenê Gomes e Loteamento Tancredo Neves que estão sendo construídos no Jardim Espírito Santo e na Vila Militar, respectivamente.
Em média a escola funciona com 290 alunos, sendo que neste ano de 2012, no turno matutino contamos com 4 salas do Ensino Fundamental de , 6º ao 9º anos e no período vespertino o atendimento é do  1º ao 5º anos. A freqüência dos alunos é acompanhada cotidianamente, apesar de acontecer no decorrer do ano, a rotatividade que ocorre na região devido à procura das famílias por casa própria nos conjuntos habitacionais e ou loteamentos da cidade ou de emprego em outros municípios
Surgiu a necessidade de se pensar em ampliar o tempo escolar, especialmente daqueles mais jovens, que necessitavam de maior assistência e dedicação por estarem em fase de alfabetização. Como solução a escola buscou o projeto CIEM – Centro Integrado de Educação Municipal, para atender crianças de 6, 7, 8, 9 e 10 anos, faixa etária estabelecida a partir de intensa pesquisa realizada com a comunidade. Este ano estamos com um total de 75 alunos divididos por faixa etárias próximas, em 3 salas, realizando atividades diversificadas, intervenções pedagógicas e acompanhamento no “Para Casa”.Complementado o atendimento especializado para alunos com dificuldades especiais, a partir do ano de 2010 a escola iniciou com uma sala do A.E.E- (Atendimento Educacional Especializado) projeto oferecido pela SEMEC.
Visando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, o S.O.S. Pedagógico / Plano de Intervenção proposto pela SEMEC a partir de análises dos resultados do SAEM ( Sistema de Avaliação do Ensino Municipal ), tem como objetivo fundamental melhorar e elevar o nível do desempenho dos alunos na leitura, interpretação, escrita e no raciocínio lógico matemático. O atendimento é intensificado em horário contraturno, 1º ao 9º ano, com um trabalho concreto e significativo. 
Segundo a filosofia da Escola Municipal Reis Júnior “A Educação é o ato da criação humana”, portanto é importante buscar eficácia no processo ensino aprendizagem, por meio de ações transformadoras é possível valorizar e formar integralmente o cidadão pleno e consciente de seus atos, criativos e reflexivos tendo sempre em mente a realidade escolar e expectativas da comunidade na qual está inserida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário